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Como fazer a empresa crescer de forma sustentável?

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O crescimento sustentável é aquele que ocorre de forma saudável e organizada, minimizando os riscos associados ao empreendimento e à própria expansão. É o contrário de um crescimento que acontece desorganizadamente, o que pode resultar em problemas nas finanças, no atendimento aos clientes, na comunicação entre os profissionais e na qualidade do produto ou serviço entregue.

Por essas características, é um desenvolvimento que se sustenta no longo prazo e pode ser mantido a partir do que está sob controle da empresa, como pessoas envolvidas, soluções e processos. Quanto a fatores que fogem do controle do negócio, como uma pandemia ou um embargo que afete em muito a economia, acabam sendo menos perigosos para uma empresa sustentável, pois toda a sua estrutura é bem preparada e forte para se manter em meio a turbulências.

Consequentemente, a sustentabilidade no crescimento permite que ele ocorra de maneira escalável, quando o empreendimento mantém uma curva de crescimento acima da média do seu mercado e com percentuais que dão saltos mês a mês e ano após ano. Quer saber como fazer a empresa crescer com sustentabilidade? Acompanhe-nos e projete as ações no seu negócio.

Automatizar processos

A automação de processos os torna mais organizados, produtivos e exatos, virtudes importantes para um crescimento sustentável. Em se tratando das rotinas administrativas, a tecnologia ajuda a empresa a não cometer erros de gestão empresarial e financeira, ter mais controle sobre números e outros fatos e ter mais agilidade e assertividade para a tomada de decisões.

Já a automação aplicada à prestação de serviços auxilia no atendimento aos clientes, na comunicação entre os profissionais operacionais e, dependendo do tipo de serviços, na própria qualidade entregue. Logo, a satisfação dos clientes pode ser melhorada.

Quanto a processos de marketing e vendas, é possível chegar a mais potenciais clientes com tecnologia, coletando dados importantes para a conversão deles em clientes e tornando mais produtiva a comunicação mantida com esses contatos durante as fases de atração e prospecção.

Poderíamos dar inúmeros exemplos, pois existem ferramentas para todos os tipos de processos e áreas de um negócio, como:

  • controle de estoque de materiais e mercadorias;
  • gestão financeira;
  • força de vendas;
  • automação de marketing;
  • atendimento ao cliente;
  • gestão de ativos, como veículos e máquinas.

 Se possível, focar em um nicho

Focar em um nicho de segmento de clientes é uma prática adotada por muitas empresas justamente por ser bastante positiva para o crescimento. Isso porque o foco em um tipo de cliente é convertido em foco também para processos internos.

Dessa maneira, o aprendizado sobre o mercado e possíveis clientes passa a ser mais aprofundado e o planejamento dos mais diversos processos leva em conta uma orientação específica. Portanto, todo o negócio funciona, para algumas empresas, mais claramente e com qualidade melhor.

Para determinados empreendimentos, atender a uma ampla gama de possíveis clientes gera dificuldades como de precificação, de definição das ações para marketing e vendas, de atender aos problemas ou às necessidades dos clientes adquiridos e vários outros.

Reduzir o turnover e capacitar os profissionais

Como fazer a empresa crescer com uma equipe que não se comunica bem, conhece muito pouco o negócios e os clientes e não progride para melhorar o que entrega? É o que se tem quando a rotatividade de funcionários é muito alta e/ou eles não recebem capacitação.

Primeiramente, se o turnover é uma realidade deve-se entender por que ele ocorre e, logo em seguida, agir para corrigir problemas ou qualificar o que não puder ser eliminado em busca da manutenção de uma equipe sólida e durável. Caso esse não seja um problema, pensa-se diretamente na capacitação.

Treinamentos, palestras com referências de mercado e cursos podem até gerar gastos para o empregador, mas esse investimento retorna em qualidade, produtividade, satisfação dos clientes e outros resultados perseguidos diariamente no ambiente corporativo.

Fazer e seguir um plano de negócios

O plano de negócios não é exclusividade de grandes corporações, pois tanto ,microempresas quanto gigantes lidam com responsabilidades em comum relacionadas a clientes, fornecedores, finanças, obrigações burocráticas e uma série de outros fatores. Tendo isso em vista, o que o plano faz é tornar claros e documentados todos os fatores internos e externos ligados ao negócio e as ações planejadas em relação a cada um deles.

Por exemplo, um dos itens do plano de negócios é a estrutura de custos, dentro do qual são listadas todas as despesas. Nesse momento, se algo puder ser eliminado da estrutura, o gestor já pode tomar uma decisão, assim como avaliar posteriormente essa estrutura (não havendo problema no momento da documentação) utilizando ao mesmo tempo relatórios financeiros de algum período.

Outro item se refere a algo que já citamos: é o que segmento de clientes. Dentro desse conjunto de registros fica oficializado na estratégia empresarial se haverá foco em nicho ou se qualquer tipo de cliente será buscado e atendido.

Uma forma simplificada e bastante direta de montar o plano, algo bastante viável para pequenas empresas, é utilizar um modelo chamado Business Model Canvas. É um documento cujo modelo já encontrado com os principais itens e fatores organizados e exibidos, bastando que o responsável os preencha com dados, ideias e ações planejadas.

Instituir e monitorar indicadores de sucesso

Os indicadores têm como objetivo demonstrar qualitativa e quantitativamente se a empresa e seus setores estão no caminho certo e atingindo os objetivos do plano de negócios. E é sempre importante que os indicadores definidos sejam úteis para análises e embasamento de decisões, mantidos no menor número total possível, o que dá foco para avaliações realmente prioritárias.

Por exemplo, alguns indicadores padrão que se encaixam no que colocamos acima são:

  • lead time: é o tempo de duração de um processo, que pode buscar ser reduzido no atendimento ao cliente;
  • lucratividade: como o lucro da empresa é que permite a ela investir e crescer, é um indicador importante para o financeiro;
  • turnover: deve ser reduzido dentro da gestão de pessoas pelos motivos citados acima;
  • tráfego do site: importante se o site do negócio é decisivo para as vendas;
  • índice de satisfação dos clientes;
  • taxa de devolução de mercadorias.

Além de indicadores que já existem e são muito utilizados, como os listados, a gestão da empresa pode também acompanhar outros criados especificamente para ela por conta de seus processos ou soluções.

Há como fazer a empresa crescer de maneira sustentável a partir das cinco ações que abordamos para a estratégia empresarial, mas ainda há outras que também ajudam um empreendimento a ter uma estrutura sólida e durável, que dá segurança às pessoas envolvidas e permite planejar a escalabilidade das operações. E se você tem alguma ideia para enriquecer o assunto, deixe nos comentários.